18 de jan de 2011

Campus Party

Não seria nada estranho descobrir em boa parte das pessoas o desejo de, algum dia, repetir aquele pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade. É justamente para alimentar e manter vivo este sonho que a Campus Party oferece as atividades da Área de Astronomia e Espaço.

Você vai ter o céu no seu computador, conhecendo as mais recentes versões de softwares renomados de Astronomia, como Celestia, Stellarium, M13 e WorldWide Telescope. Quer levar o céu no seu bolso? Também pode! Nós ainda vamos lhe mostrar aplicações de Astronomia para celular e inclusive ensiná-lo a se localizar com a ajuda das estrelas. Também teremos as já tradicionais observações celestes, um belíssimo espetáculo para iniciados e também novatos. E aí? Você está pronto para a embarcar?

Prefiro a tradicional olhadinha para cima, mais nada como conhecer outras alternativas.
Vale experimentar.

Foram apresentadas técnicas digitais para iniciantes e curiosos, além de filtros e outros truques para uma boa foto. E ainda: Como avaliar resultados nesta série de três palestras sobre o hobby favorito dos astrônomos amadores!

Palestrantes:

José Carlos Diniz – Médico, astrônomo e astrofotógrafo membro de diversas instituições, é fundador do Observatório Mury em Nova Friburgo (RJ).

Fabio "Plocos" Carvalho – Estudou Física na USP-São Carlos e é aeronauta formado pelo aeroclube de São Paulo. É colaborador da British Astronomical Association e representante sul-americano no HST International Jupiter Group.
palestra


Palestra
Astrofotos com webcam

Astrofotografando
Imagens da Lua e dos planetas podem ser obtidas com uma simples webcam. Não acha possível? Os participantes conheceram mais este desdobramento da fascinante arte da astrofotografia.

Palestrante:
Cristovão Jacques –
Engenheiro civil e físico, faz parte do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig). Sozinho, descobriu 16 asteróides. 13 deles só em 1999, quando surgiu o Ceamig.

Palestra
Foguetes voando na rede mundial e no céu

FoguetesVES
Dois dos melhores construtores brasileiros relatam experiências, projetos e como a internet possibilita o desenvolvimento de foguetes amadores. Serão exibidos diversos vídeos de foguetes, desde acidentes até grandes vitórias. O foguete VES (Veiculo Experimental de Sondagem) será exposto no local. Os espectadores conhecerão caminhos para trilhar esse hobby e como transformá-lo em atividade profissional com aplicações que vão desde a criação e processamento de imagens remotas até a astronáutica.

Palestrantes:
Marcos Augusto Stolf Brasil –
Químico pela Universidade Metodista de Piracicaba, é fundador do Grupo Avanger's de construção de motores e lançamento de foguetes. Desde realiza lançamentos demostrativos de foguetes em eventos importantes desde 2002.

Vagner José de Brito – Técnico em Eletrônica, constrói foguetes desde 2006, sendo um dos raros construtores de foguete amador supersônico do Brasil.

Dawson Tadeu Izola - Doutor em Aerodinâmica de foguetes pela Universidade de São Paulo (1997), escreve em diversas publicações sobre foguetes.

Oficina
Traga seu Telescópio

traiga telescopio
Aprenda dicas e truques para fazer bom uso do telescópio que você tiver à mão. Aprenda a montá-lo e usá-lo por meio de dicas, truques e práticas.

Palestrante:
Walmir Cardoso –
Físico, mestre em História da Ciência e doutor em Educação Matemática e professor da PUC-SP, é assessor da área de Astronomia e Espaço da Campus Party.

Concurso
Astrofotografando

astrofotografiarelogios
Acha que tem bons olhos para fotografar a infinitude do universo? Então participe do concurso que escolherá a melhor astrofotografia tirada por um campuseiro durante as observações celestes. É a sua chance de provar a todos os seus amigos que o céu nunca é o limite, e ainda levar para casa um prêmio especial (ou seria espacial?).

Palestra
Grandes telescópios: onde estão?


No ano passado, a Espanha inaugurou o Grande telescópio das Ilhas Canárias, o maior de modelo óptico do mundo. No momento, está em discussão a localização do gigante European Extremely Large Telescope. Mas afinal, qual a importância destes aparatos? Quais são, de fato, os desafios que os cientistas deverão superar para construí-los? E as razões determinantes para a escolha do local da instalação? Encontre as respostas nesta palestra.

Palestrante:Luiz Paulo Carneiro – Mestrando em Astrofísica Estelar no Observatório Nacional, estuda a distribuição de metalicidade na associação estelar Scorpius-Centaurus.

Palestra
Astrofotografia


Entenda mais sobre os observatórios remotos e seu modo de usar. Saiba, também, um pouco mais sobre a atividade de fotografar o céu, uma das mais prazerosas do mundo.

Palestrante:
Cristovão Jacques –
Engenheiro civil e físico, faz parte do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig). Sozinho, descobriu 16 asteróides. 13 deles só em 1999, quando surgiu o Ceamig.

Especial
Observações celestes


Em meio às atividades da Campus Party, durante toda a semana do evento os olhos dos campuseiros terão a chance de, em algum momento, descansar das telas dos computadores e navegar na abóboda celeste. Estão todos convidados. A atividade, no entanto, está sujeita às condições meteorológicas.

Oficina
Meu primeiro foguete


Nesta oficina, os inscritos receberão um kit para montar seu próprio foguete (que sobe aproximadamente 300 metros) e descobrirão técnicas e sites com softwares que calculam projetos e trajetórias de foguetes. A oficina fala sobre o hobby do espaçomodelismo na internet e questões de segurança. Os foguetes incluem sistema de paraquedas e instruções de lançamento. Participação com lista de inscrições. Demais presentes podem assistir, mas não recebem o kit de montagem.

Palestrante:Ana Carolina Pimentel Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas e Física pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora na área de História da Ciência.

PalestraO programa espacial brasileiro


As principais novidades das agências espaciais internacionais mais famosas costumam estar na ponta da língua dos fãs de astronomia. Mas e no Brasil? Que tal saber um pouco mais sobre o panorama do Programa Espacial Brasileiro? Pois a Campus Party traz os detalhes para você, e conta como funciona, quem participa, quais são os projetos em curso e qual o futuro desta iniciativa, além de tantas outras questões interessantes ligadas a esta área no país.
Palestrante:
Himilcon de Castro Carvalho –
Diretor de Políticas Espaciais e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira, é também vice-presidente da Associação Aeroespacial Brasileira.

PalestraSatélites e aplicações


Tudo que você quer saber sobre satélites. Quantos são, onde estão, quais são seus modelos, o que fazem enquanto estão em órbita da Terra e como podemos usá-los?

Palestrante:
Benjamin Galvão –
Formado em Engenharia Elétrica pela UFPE, é coordenador de satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB).
palestra

Palestra e OficinaDe olho no Sol


Astronomia também é feita durante o dia. Descubra nesta oficina e palestra como o Sol é observado além do que nossos olhos podem ver. Conheça também os telescópios e observatórios espaciais que monitoram a nossa estrela 24 horas por dia, e saiba o que os astrônomos e você podem fazer com isso.

Palestrante:
Tereza Satiko Nishida Pinto –
É mestre em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Atualmente faz doutorado na mesma instituição, estudando a atividade solar.
palestra

PalestraNovos Horizontes


Ambientes inóspitos não existem apenas na região exterior ao planeta Terra. É aqui em nosso planeta que podemos investigar condições-limite para o uso de tecnologias delicadas. Nessa palestra trataremos de condições adversas para os robôs tanto no espaço exterior ao planeta Terra quanto em áreas de exploração dos ambientes terrestres.

Palestrantes:
Ney Robinson -
Participa do Laboratório de Robótica do Cenpes, desenvolvendo o Robô Ambiental Hibrido Chico Mendes para monitoramento ambiental na região onde está sendo construído o gasoduto Coari–Manaus.

Marcos Pontes - é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

PalestraAfinal, o que é um Planeta?


Sempre aprendemos na escola diversos conceitos sobre astronomia, inclusive sobre o Sistema Solar e os planetas. Entretanto, é difícil encontrar pessoas que saibam explicar como é que se define um planeta. O objetivo desta apresentação é mostrar que o conceito de planeta foi reformulado diversas vezes de acordo com a história e o avanço dos estudos na área de astronomia. Além disso, esta palestra explicará como e porquê Plutão deixou de ser planeta (passando a ser um planeta-anão), e qual foi a repercussão em cima deste assunto.

Victor Lyra - Graduando em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do grupo de astronomia da UFSCar e membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
palestra


PalestraEvolução Estelar


Vemos no céu as estrelas, aglomerados, constelações, etc, mas na verdade, o que é uma estrela? Vamos abordar a evolução das estrelas, desde o começo com uma grande massa de hidrogênio até o fim de suas vidas. Nessa evolução também veremos como se formam sistemas planetários como o nosso e que na verdade não somos nada além de poeira estelar.

Aloadir Lucas Santos de Oliveira - Graduando em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do grupo de astronomia da UFSCar.

PalestraErros Astronômicos (Hoax em Astronomia)


Embora hoje exista uma grande difusão de informações científicas pelo mundo, muitas pessoas ainda aprendem e propagam conceitos errados na área de astronomia, gerando confusões de interpretação sobre algumas ideias e teorias científicas. Além de abordar este tema, esta palestra irá mostrar os dez piores erros encontrados.

Fellipy D. Silva - Bacharel em física pela UFSCar e mestrando em astronomia pelo IAG-USP. Atualmente trabalha no grupo de astronomia da UFSCar na área de divulgação científica e como apoio de conteúdo e imagens para o programa "O céu da semana", videocast disponível no Youtube.

Palestra:
Poluição Luminosa


A poluição luminosa é causada por iluminação excessiva, desnecessária ou mal planejada. Estima-se que até 40% da energia elétrica utilizada em iluminação pública é desperdiçada. Esse uso indiscriminado traz consequências nocivas para as observações astronômicas e o meio ambiente. Nessa palestra, serão apresentados os impactos da poluição luminosa em nosso planeta e as iniciativas dos astrônomos para combatê-la.

Palestrante

Gustavo Rojas - Professor de física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Astronomia, é pesquisador na área de astrofísica estelar. É editor da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia e representante brasileiro do Galileo Teacher Training Program. Desenvolve atividades de divulgação científica junto ao Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar, dentre as quais o videocast "O Céu da Semana" e o programa radiofônico "Paideia".

Palestra: Exploração da Lua: Passado, presente e futuro*

Exploração Lua
A chegada do homem à Lua foi um desafio que mobilizou meio milhão das melhores mentes dos Estados Unidos e do mundo nos anos 60. Mas a partir do triunfo de 1969, por falta de um objetivo maior, riscos para os astronautas e devido aos imensos custos, o satélite aos poucos foi deixado de lado. A Lua, no entanto, é importante para qualquer programa espacial. Seja como base de lançamentos ou como colônia, o futuro da exploração do espaço depende dela.

Palestrantes:
Mike Comberiate - Engenheiro do Centro de Robótica da Nasa, está na agência espacial americana desde o início dos anos 60, tendo projetado e construído dispositivos eletrônicos usados em dezenas das missões espaciais.
Marco Figueiredo - Engenheiro e pesquisador da Nasa, além de ativista pela inclusão digital.

*Palestra em inglês, sem tradução simultânea.
palestra


Palestra:Criando Universos



Utilizando as mais avançadas técnicas de criação de imagens digitais é possível produzir material realista sobre o Espaço. Planetas, estrelas, nebulosas, elementos da História da Astronomia e muitos conteúdos podem ser simulados dinamicamicamente. Juntamente com imagens reais, obtidas em observatórios astronômicos e sondas espaciais, as simulações podem ser usadas para finalidades diversificadas. Nessa palestra vamos mostrar alguns dos resultados obtidos e para que eles podem ser usados.

Palestrante:
David Dominowski - Bacharel em Artes Liberais pela Harvard University em Boston, com ênfase em Ciências do Comportamento (Behavioral Sciences). Especialização em Cinematographer Style e Motion Graphics & Perception and Cognition pela Massachusetts College of Art and Design, Boston. Com anos de experiência em Design e Artes Visuais, atuou como designer e diretor de produção em diversas agências e produtoras de conteúdo. Há cinco anos dirige a produtora Mano5.

PalestraUso de robôs em comunicações espaciais



Coolspace (Communications Over Obscure Locations Special Purpose Advanced Communications Equipment – Equipamento de Comunicação Avançada para Comunicação em Locais Obscuros) é um programa da Nasa, a agência espacial norte-americana, que usa robôs para testar sistemas de comunicação em futuras missões espaciais. Nesta surpreendente palestra, saiba sobre como robôs podem ajudar na conquista do espaço.

Palestrantes:
Mike Comberiate -
Engenheiro do Centro de Robótica da Nasa, está na agência espacial americana desde o início dos anos 60, tendo projetado e construído dispositivos eletrônicos usados em dezenas das missões espaciais.

Marco Figueiredo -
Engenheiro e pesquisador da Nasa, além de ativista pela inclusão digital.

Palestra
Foguetes Amadores



Alguns dos melhores construtores brasileiros de foguetes amadores relatam suas experiências com seus projetos e como a internet possibilita essa prática. Diversos vídeos de foguetes, desde acidentes até grandes vitórias. Os palestrantes falam também sobre os projetos futuros, entre eles o Atual projeto é o foguete VES (Veiculo Experimental de Sondagem) que estará exposto no local.

Palestrantes:
Dawson Tadeu Izola –
Doutor em Aerodinâmica de foguetes pela Universidade de São Paulo (1997) no Laboratório de Aeronaves da EESC-USP. Já publicou diversos artigos sobre foguetes.
Marcos Augusto Stolf Brasil – Químico pela Universidade Metodista de Piracicaba , é  fundador do Grupo Avanger's de construção de motores e lançamento de foguetes. Contrutor de foguetes classe J, entre outros, realiza lançamentos demonstrativos de foguetes em eventos importantes desde 2002.
Vagner José de Brito – Técnico em Eletrônica, constrói foguetes desde 2006, sendo um dos raros construtores de foguete amador supersônico já registrado no Brasil.  Seu atual projeto é o foguete VES (Veiculo Experimental de Sondagem) que está pronto para lançamento. Sua área acadêmica é a Mecatrônica.
 Eu que sou apaixonadíssima pelo espaço, vou lá para conferir!
Saiba mais >>>
www.telefonica.com.br/campusparty

15 comentários:

  1. Anônimo22:37

    After I initially commented I appear to have clicked the -Notify me when
    new comments are added- checkbox and now each time a comment is
    added I receive 4 emails with the same comment.
    There has to be an easy method you are able to remove
    me from that service? Thank you!
    my web page > cheap iPhone 5 for sale online

    ResponderExcluir
  2. Anônimo01:17

    Thanks for ones marvelous posting! I seriously enjoyed reading
    it, you're a great author. I will make certain to bookmark your blog and definitely will come back in the foreseeable future. I want to encourage that you continue your great posts, have a nice day!
    Feel free to visit my blog post ... Discover More

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:38

    It's an remarkable post in support of all the online users; they will take benefit from it I am sure.

    Check out my website ... Turkey Home

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:08

    Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog
    and wanted to say that I have truly enjoyed browsing your blog posts.
    After all I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

    Feel free to surf to my web page; life quotes

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:02

    It's very simple to find out any topic on web as compared to textbooks, as I found this post at this web page.

    Also visit my homepage pasang iklan

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17:02

    Great post.

    Feel free to visit my blog post; iklan gratis

    ResponderExcluir
  7. Anônimo08:31

    Hi, everything is going perfectly here and ofcourse every one is
    sharing data, that's truly good, keep up writing.

    my website: inspired in love

    ResponderExcluir
  8. Anônimo01:27

    Valuable information. Lucky me I found your website unintentionally,
    and I am surprised why this twist of fate didn't took place in advance! I bookmarked it.

    Feel free to visit my page; buy facebook friends cheap

    ResponderExcluir
  9. Anônimo06:07

    I'm truly enjoying the design and layout of your blog. It's a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often.
    Did you hire out a developer to create your theme?
    Exceptional work!

    my weblog - Hardcore Gf Sex Video Online

    ResponderExcluir
  10. Anônimo19:50

    I just like the valuable info you provide to your articles.

    I'll bookmark your weblog and test again here frequently. I am reasonably sure I'll learn plenty of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

    Here is my homepage xxx fucking

    ResponderExcluir
  11. Anônimo20:44

    Fine way of telling, and pleasant piece of writing to obtain information on the topic
    of my presentation subject, which i am going to convey in college.


    Here is my site :: http://sexygirlchat.net/

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14:54

    Can you tell us more about this? I'd care to find out some additional information.

    Here is my web site ... http://www.asianpussysex.com/brunette-asian-girl-in-jumper-giving-blowjob-getting-facial-on-the-bed/

    ResponderExcluir
  13. Anônimo07:18

    Heya just wanted to give you a quick heads up and let you
    know a few of the images aren't loading correctly. I'm not sure why but I think
    its a linking issue. I've tried it in two different internet browsers and both show the same results.

    Here is my site ... cfnm handjob

    ResponderExcluir
  14. Anônimo17:28

    Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you're just too excellent. I really like what you have acquired here, really like what you're stating and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still care for to keep it smart.
    I cant wait to read much more from you. This is really a terrific site.


    Here is my blog post; jnmassage.info

    ResponderExcluir
  15. Anônimo13:00

    I am really impressed together with your writing skills and also
    with the layout for your weblog. Is this a paid subject
    matter or did you modify it your self? Either way keep up the nice high quality writing, it's rare to see a great weblog like this one nowadays..

    My weblog; http://www.babesflick.com/category/276/big-tits-porn/1.html

    ResponderExcluir